DIA MUNDIAL DOS OCEANOS – ONU – 8 JUNHO 2021 – APRESENTAÇÃO RELATÓRIO OFICIAL DO “FORUM NOVUS ORBIS – PROGETTO AMERIGO VESPUCCI – 520/570 ANNI (1501/1504-2021/2024) – GEMELLAGGIO E A CANDIDATURA UNESCO – Lei Municipal Nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Date

8 June

Time

10:10 pm

Location

virtual

O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS – a importância da citação e a escolha dos dados oficiais da Organização das Nações Unidas vem de encontro e justificativa da Propositura Candidatura à ONU – UNESCO do fato histórico como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade: “Novus Orbis – Amerigo Vespucci – Rotas Expeditórias o Brasil no Continente Americano”.

Este é o RELATÓRIO OFICIAL da programação MUSEU NOVUS ORBIS apresentado na “19ª Semana Nacional de Museus – IBRAM Instituto Brasileiro de Museus (17 a 23 de maio de 2021) nos dias 17 – Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e no dia 21 – DIA MUNDIAL DIVERSIDADE DA CULTURA PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO, dados da Organização das Nações Unidas – ONU” no formato do “FÓRUM PROGETTO AMERIGO VESPUCCI – 520/570 ANNI – GEMELLAGGIO E A CANDIDATURA UNESCO – Lei Municipal nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS . Realizado das 10h ás 13h por videoconferência os Convidados Oficias os Países Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e EUA e presencialmente como Autoridades locais no Plenário da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, seguindo todas as orientações de prevenções ao coronavírus (Covid 19) .

https://www.museus.gov.br/tag/guia-da-programacao-da-19-snm/

https://arraialdocabo.rj.leg.br/

E, nesta oportunidade segue como uma ação resultante do FÓRUM a solicitação de Apoio Institucional, Operacional e Técnico, para realização e implementação da CANDIDATURA UNESCO OFICIAL através do MUSEU NOVUS ORBIS de 2021 – 2024 – Em 20 coordenam como Oficial Oficial Internacional no município – das ações necessárias para elaboração do termo de Relações à programação dos Eventos Institucionais. Inclusive do Acordo Internacional de “GEMELLAGGIO” entre o município de Arraial do Cabo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil e a Comune di Firenze, Regione Toscana, Italia – Governo e Parlamento Italiano. Podendo criar parcerias com Entidades e Instituições, Públicas e Privadas Nacionais e Internacionais visando ao Apoio na Realização Oficial e Conclusiva e da Promoção de atividades alusivas ao fato histórico e da assinatura da Termo de Relações Bilaterais entre as cidades do Brasil e da Itália.

  • O MUSEU NOVUS ORBIS será constituído conforme os Artigos 1º, 2º e 3º do Estatuto de Museus, instituído pela Lei nº. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Temos previsto a inauguração ser em março de 2024, dados de 570 anos de seu nascimento em 9 de março de 1454 em Firenze, Regione Toscana – Itália.
  • O objetivo da proposta consiste na instalação de um espaço multidisciplinar sócio educacional e turístico e de promoção da memória do Patrimônio Material e Imaterial do Histórico Mundial no município de Arraial do Cabo. A solicitação inclui criar um museu com seu acervo biográfico sobre as ROTAS EXPEDITÓRIAS AMERIGO VESPUCCI E O TRATADO DE TORDESILHAS e será um legado institucional entre Países, Estados e Municípios correlacionados aos fatos históricos abertos à visitação.

O Tema da 19ª Edição 2021: “O FUTURO DOS MUSEUS – RECUPERAR E REIMAGINAR” quando lançamos a programação MUSEU NOVUS ORBIS – GEMELLAGGIO E A CANDIDATURA UNESCO”, que segue em anexo.

E, é importante esclarecer, que esta iniciativa faz parte de uma série de ações oficiais que estão construindo a apresentação técnica do RELATÓRIO OFICIAL DA CANDIDATURA junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – ONU como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade da Propositura: “NOVUS ORBIS – AMERIGO VESPUCCI – Rotas Expeditórias o Brasil no Continente Americano” que será apresentado em dezembro de 2021, pelo fato histórico ocorrido em todo o litoral da costa brasileira no período do Tratado de Tordesilhas, quando mapeavam a 4ª desconhecida parte do planeta ainda, em sua totalidade. O Mapa de Martin Walseemüller, ou Universalis cosmographia secundum Ptholomaei traditionem et Americi Vespucii aliorumque lustres” – O Brasil Continente no Americano na capa deste documento é um mapa do mundo impresso pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, originalmente publicado em abril de 1507. É o primeiro mapa do mundo a utilizar o termo “América”,em homenagem a Amerigo Vespucci. Uma cópia do mapa ainda existe na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C.

 

Lei Municipal Nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Para melhor conhecimento da proposta, segue em anexo à ProgramAÇÃO do FÓRUM 17 e 21 de maio de 2021. E, caso caso, solicitamos vasta documentação comprobatória.

Em 2023 será os 520 anos, e os 20 Anos do lançamento do Progetto Amerigo Vespucci nos 500 anos da região em maio de 2003 na cidade e a inauguração do MUSEU NOVUS ORBIS será em 2024 como Programação Oficial dos 570 Anos do Nascimento do Patrono da Cidade de Arraial do Cabo, hoje uma Lei Municipal nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS RESULTADO DA Propositura apresentada por Leonel Ribeiro no PROTOCOLO GERAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO – Nº 4892/2 020 de 17 de dezembro de 2020 sancionada como DECRETO 3.219 de 30 de dezembro de 2020 sancionada e por unanimidade na Câmara Municipal de Arraial do Cabo do Projeto de Lei (PL) 029/2021 em 9 de março de 2021 .

Trata-se de uma “programAÇÃO HISTÓRICA OFICIAL”, objetivando a aproximação dos Poderes Públicos Municipais dos 92 Municípios do Estado do Rio de Janeiro e os 26 Estados da Federação e seus municípios correlacionados aos fatos históricos dos 5 00 20 anos de suas nominações e o Distrito Federal – Brasília a Capital do Brasil tem pela primeira vez a realização de um FÓRUM INTERNACIONAL objetivando a elaboração técnica de um “RELATÓRIO – CANDIDATURA UNESCO” do reconhecimento de um período primeiro de nossa história geográfica mundial. E, traga a luz do esclarecimento à população brasileira de parte fundamental de sua história primeiro, no que diz respeito ao período do Tratado de Tordesilhas e ao mapeamento da 4ª parte do planeta, o BRASIL – NOVUS ORBIS/ MUNDUS NOVUS.

   “A origem de nossas nominações iniciais de todo litoral da costa brasileira do território nacional foi pelos rios, cabos e baías tendo AMERIGO VESPUCCI como fio condutor. O Brasil no Continente Americano é propositura de Candidatura junto à UNESCO como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade como parte das comemorações oficiais dos 570 anos de seu nascimento em 9 de março de 1454 em Firenze na Itália.”

 E, principalmente o início de um ciclo de dados que são os 520 anos de suas Rotas Expeditórias pela coroa portuguesa entre 1501 a 1504, ou seja, de 2021 até 2024, como nominações de rios, cabos e baías que hoje formam os Estados da Federação correlacionados aos fatos históricos: Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. Como o Rio São Francisco, que transpassa os Estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe seu descobrimento é atribuído ao florentino Amerigo Vespucci, que navegou em sua foz em 1501 em 4 de outubro e em outra expedição, em 1503 segundo alguns historiadores.

 

IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus MISSÃO – Promover a valorização dos museus e do campo museal a fim de garantir o direito às memórias, o respeito à diversidade e a universalidade de acesso aos bens musealizados. ATRIBUIÇÕES – Coordenar a Política Nacional de Museus (PNM) e promover políticas públicas, programas e projetos voltados à organização, gestão e desenvolvimento dos museus brasileiros e da memória nacional.

Propositura à Candidatura ONU – UNESCO do fato histórico como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade: NOVUS ORBIS AMERIGO VESPUCCI ROTAS EXPEDITÓRIAS – O BRASIL NO CONTINENTE AMERICANO.

A seguir, pela coroa portuguesa (1501/1504) a “REDE ROTAS EXPEDITÓRIAS” com as citações dos locais que a partir de 2021 até 2024, completarão 520 ANOS de descobertas e a nomeação de Rios, Cabos e Baías com nomes de SANTOS CATÓLICOS durante o período do *Tratado de Tordesilhas (1494) que hoje são regiões do Brasil, localizados agora, como os Estados da Federação:

2021 – Em 1501, dia 13 de maio, a serviço do rei D. Manuel I de Portugal , partiu de Lisboa na expedição de Gaspar de Lemos em agosto avistaram terra firme e continuando a percorrer a costa sul até entrar a 1º de Janeiro de 1502 na atual Baía da Guanabara, confunde com um rio e nominado, hoje, o Estado do Rio de Janeiro e a Capital Cidade do Rio de Janeiro com 92 municípios.

  • Outros historiadores dizem que em 1501 a armada era comandada por André Gonçalves , estando encarregada de explorar a costa brasileira. Saindo de Lisboa a 17 de agosto, alcançou o atual Estado do Rio Grande do Norte em 16 de agosto, ele lançou âncora na “Praia de São Marcos”, nomeou-o “Cabo de São Roque”. O contato com os nativos não era amigável e os viajantes puderam ver um dos marinheiros ser devorado pelos índios. Em 16 de agosto de 2021, 520 anos.
  • No dia 29 de setembro, o jornal O Estado de Alagoas informou o Cabo de Santo Agostinho.
  • Estado de Pernambuco, os rios que chamam “São Miguel, São Jerônimo” no território descoberto; 4 de outubro, chamado “São Francisco”,o rio então descoberto.
  • Estado de Sergipe ou “Rio Real”.
  • Estado da Bahia no dia 1º de novembro, nomeando a “Baía de Todos os Santos”.
  • Estado do Espírito Santo ou “Rio São Mateus”. Estado do Rio de Janeiro em 21 de dezembro o “Cabo de São Tomé” – Campos dos Goytacazes e Macaé.

2022 – Em 1502, de modo que se celebra em 1 de Janeiro de 2022, 520 anos após a chegada na região, agora conhecido como o Estado do Rio de Janeiro, além de “Itaguaí, Mangaratiba”,entre outras cidades, e no dia 6 em “Angra dos Reis e Paraty”.

  • Estado de São Paulo, em 20 de janeiro, São Sebastião, São Vicente e Cananeia.

2023-2024 – E entre 1503 e 1504, de modo 2023-2024, Serão os 520 anos da chegada na região do Nordeste da costa do Estado do Rio de Janeiro na cidade costeira atual da região de Cabo Frio e seus Distritos, hoje entre outras cidades, Armação dos Búzios, São Pedro D’aldeia, Arraial do Cabo Frio, antiga Praia de Rama, atual cidade de Arraial do Cabo, emancipada em 1985, depois atingindo a Baía de Guanabara.

  • O Estado de Pernambuco encerrando em “Fernando de Noronha” em 10 de agosto, segundo alguns historiadores. E, que em uma carta de sua autoria ele diz: “A ilha era totalmente desabitada e desocupada, farta de água fresca e doce, com infinitas árvores e inúmeros pássaros marinhos e terrestres que eram tão dóceis que se deixavam sem medo apanhar com a mão, motivo pelo qual pego tantos eles que com abarrotamos uma barca “.

Em outra versão diz que em 1503, Vespúcio quando retornou ao Brasil, desta vez comandando um navio da frota de Gonçalo Coelho, armada por cristãos-novos associados a Fernão de Noronha. Perdendo-se do resto da armada, carregou o navio de pau-brasil ao sul da baía de Todos os Santos e desembarcou em Lisboa em 18 de junho de 1504. Afirmou então haver estado em um novo mundo, ao qual chamaria Novus Orbis” porque os antigos o desconheciam. também disse, segundo o historiador Hugh Thomas, que desejava retornar e chegar ao oriente pelo sul, aproveitando-se dos ventos austrais. Mas nunca o fez.

No dia 17/05 participações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e dia 21/05 o tema será DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO, dados da Organização das Nações Unidas – ONU, por videoconferência e presencialmente do Plenário da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, sempre às 10h 13h.

“FÓRUM – AMERIGO VESPUCCI – 520/570 ANNI – MUSEU NOVUS ORBIS – GEMELLAGGIO E A CANDIDATURA DA UNESCO”

1º dia: 17 maio 2021 – Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (2ª feira).

1º Ato Oficial : “NOVUS ORBIS – AMERIGO VESPUCCI 520/570 ANNI – QUE HISTÓRIA É ESSA?”

  • Pronunciamento de Autoridades Convidadas do Brasil e Internacionais confirmadas. Apresentação Documentário Institucional NOVUS ORBIS (10h).
  • Painel 1- “570 Anos do nascimento de Amerigo Vespucci em 9 de março de 1454 em Firenze – Itália GEMELLAGGIO (Acordo Bilateral Internacional de Cidades Irmãs) entre Arraial do Cabo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Firenze, Região Toscana, Itália.” Lei Municipal nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CADO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (11h).
  • Painel 2 – “514 Anos da cidadania espanhola de Amerigo Vespucci em 1505 a 22 de fevereiro de 1512, 2022 – 510 ANOS do desenlace corpóreo (morte) em Sevilha – Espanha (12h).

Encerramento – (13h).

 

2º dia: 21 de maio de 2021 – DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO (6ª feira).

2º Ato Oficial – “MUSEU NOVUS ORBIS – AMERIGO VESPUCCI 520/570 ANNI – QUE HISTÓRIA É ESSA?” – PARLAMENTO BRASILEIRO e o Fórum Progetto Amerigo Vespucci – EDITAL 7-2010 – Ministério das Comunicações – ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – 10 anos.

  • Pronunciamento de Autoridades Convidadas do Brasil e Internacionais confirmadas.  Apresentação Documentário Institucional NOVUS ORBIS (10h).
  • Painel 3 – “520 anos das nominações de Rios, Cabos e Baías hoje Estados da Federação do Brasil (1501-1504/2021-2024) – ROTAS EXPEDITÓRIAS o Brasil no Continente Americano” – Lisboa – Portugal (11h).
  • Painel 4 – “514 anos – Mapa de Martin Waldseemüller, ou Universalis Cosmographia (1507)”  Wolfenweiler Baden    Alemanha e Washington, D.C. e NYC – EUA . Uma cópia do mapa ainda existe na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C. (12h) . .

Fórum encerramento (13h): Leitura da Ata inicial do RELATÓRIO DE RESULTADOS DO FÓRUM – CANDIDATURA UNESCO que será apresentada oficialmente em dezembro de 2021 conforme Lei Municipal nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRA DO CADO E OUTRA DÁ PROVIDÊNCIAS PROVIDÊNCIAS PROVIDÊNCIAS PROVIDÊNCIAS PROVIDÊNCIAS.

3º ATO OFICIAL – ENVIO DO RELATÓRIO DO FÓRUM AO PARLAMENTO E AO GOVERNO BRASILEIRO E DOS PAÍSES CONVIDADOS OFICIAIS.

(O FÓRUM FOI REALIZADO POR VIDEOCONFERÊNCIA E PRESENCIALMENTE)

 

REALIZAÇÃO:   

Câmara Municipal de Arraial do Cabo 

Comitato Amerigo Vespucci A CASA SUA – Brasil

LIVE NOTÍCIAS  – Videoconferência

 

Cerimonial do FÓRUM Para mais informações, favoreça entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 055 61 986542223 https://arraialdocabo.rj.leg.br/ *Lei Municipal nº 2.290 de 29 de março de 2021 – “DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRA PROVIDÊNCIAS PROVIDÊNCIAS”.

 

Citações informativas, adicionais:

Leonel Ribeiro – CoordenAÇÃO Progetto Fórum Amerigo Vespucci (2003/2021-18 anos)

Membro de Honra no Brasil do Comitato Amerigo Vespucci A CASA SUA – Firenze – Itália.

(Produtor Executivo de Projetos de Gestão Institucional) 055 61 98654-2223 [email protected]

SITE OFICIAL:

https://amerigovespucci515.wixsite.com/candidatura-unesco/servicos

E criar uma “REDE ROTAS EXPEDITÓRIAS” – junto à rede de ensino, municipal, estadual e federal, público e privado, onde esteve em regiões que hoje são Estados da Federação Brasileira, parte de um momento histórico único, deminação no territorial por rios, baías e cabos, como primeiras denominações, incluindo os diversos Estados da Costa Litorânea Nacional. Traduzindo os mapas de Mapa de Martin Waldseemüller.

No Senado Federal, foi oficializado em 2019 na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – CDR, Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE, e na Comissão de Relações Internacionais e Segurança Nacional – CRE e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ. Nessa oportunidade, sugeriu a participação oficial dos Senadores Membros destas Comissões, para efetivamente solicitação da realização de uma Audiência Pública e uma Sessão Solene, sobre este tema histórico nacional. Foram realizados no ano de 2020, adiado com o momento pandêmico mundial.

 

Diretor-geral da UNESCO,

“Este é também um direito consagrado no Artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo 70º aniversário é comemorado neste ano: “Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios” … “A revolução tecnológica tornou-se muitas formas culturais e artísticas mais facilmente acessíveis”, mas ressaltou que ainda existe muitos obstáculos à distribuição igualitária de bens e serviços. “Isso afeta em particular como mulheres, como pessoas socialmente desfavorecidas e as comunidades minorias em seus próprios países” … “ser capaz de construir livremente a própria identidade, tomando como base várias fontes culturais, assim como ser capaz de desenvolver de forma criativa o próprio patrimônio, são os fundamentos de um desenvolvimento pacífico e sustentável de nossas sociedades”.

Audrey Azoulay, alerta para a necessidade de proteger expressões culturais ameaçadas pela homogeneização que acompanham a globalização …”É claro que a diversidade cultural, por si só, não é um fator da paz e do progresso. Para tanto, é necessário aprender, aprender sobre a alteridade, a habilidade de desviar o foco de si mesmo, de dialogar e reconhecer o valor oculto em cada cultura”, explicou a dirigente. (ONU, 21 maio 2018).

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_for_the_world_day_for_cultural_diversity_for-3

 

Organização das Nações Unidas – ONU e o “NOVO MUNDO – NOVUS ORBIS”.

Depois de 75 anos, o mundo encontra-se no meio de uma pandemia que impõe, “hoje mais do que nunca, a reinvenção de um NOVO MUNDO”, apontou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. (ONU, 2020).

 E, alerta para a “reinvenção de um NOVO MUNDO” onde considera que a sociedade e a economia devem ser “mais sustentáveis e inclusivas” uma mensagem por ocasião dos 75 anos da carta das Nações Unidas, este documento da ONU.

 

Keep Exploring

Calendar

Explore latest ocean-related stories, resources, and videos from the UN World Oceans Day community!

Learn More
Organizational Partners
In Partnership With